Oi gatinhos e gatinhas!Tenho a felicidade de dizer que muitos amigos passaram na primeira fase do exame da Ordem e que muitos deles devem fazer a prova prática na área de Direito material e processual do trabalho. Andei verificando aqui o edital da segunda fase da OAB e tive a idéia de todos os dias postar uma dica até a véspera da prova (13 de novembro).
Não tenho a menor pretensão em aparecer. Muito menos acho que sou uma expert em Direito do Trabalho. Sou uma simples graduada, ex- monitora de Processo do Trabalho, recém advogada nas últimas 48 horas (rs), que obteve êxito no meu exame da Ordem sem muito sofrimento porque estudei de maneira prática. Tinha dois estágios, as disciplinas da faculdade, a monografia para escrever e ainda assim fiz uma boa prova na segunda etapa, estudando pouco tempo. Minha intenção é ajudar, tão somente isso.
Vamos à primeira dica?
Estude inicialmente o Direito Material!
Quem me ensinou isso foi o Renato Saraiva, quando acompanhei o cursinho on line dele e foi uma sugestão extremamente válida para o meu sucesso. Torna-se inviável você ir já estudando peça por peça, a estrutura de cada uma, etc., se você precisa dar uma boa revisada em Direito do Trabalho. Caso contrário, a cada peça que você for treinar, terá que parar e voltar a questões simples que já deveriam estar “consolidadas” no seu aprendizado.
Portanto, como há um mês e meio para a prova, estudar por uns dez dias as noções básicas de Direito do Trabalho, acerca de temas como contrato de trabalho, jornada extraordinária, trabalho noturno, atividade insalubre, entre outros, é uma boa idéia. Assim, ao iniciar o estudo sobre as peças mais importantes, o aprendizado será mais fácil, haja vista que você só terá mesmo que decorar a estrutura de cada uma delas.
Amanhã vou pontuar os assuntos que acho que devem ser mais focados.
Beijocas e glamour,
Larissa - resolva-se com a OAB vc tb!