Oi meninas e meninos!
Esse é um post de utilidade pública. Tenho me relacionado com um economista, o gatão do Chris. Como não podia deixar de ser, ele aos poucos foi percebendo como eu sou fácil de ser iludida por qualquer catálogo de cosméticos e loja de R$1,99! rs
Então, ele começou a me mostrar como marcas e lojas fazem para nos atrair a comprar! Nesse momento, minha visão turva e embaçada conheceu a LUZ! rs
Fiquei chocada em constatar como eu sou um alvo fácil e decidi que tinha que dividir com vocês o que tenho aprendido!
Chris, santo que é, com toda sua paciência escreveu um breve artigo para nós:
SÃO OS MESMOS AMENDOINS!
Uma das várias formas que lojas e prestadores de serviços utilizam para extrair dinheiro de muitos inocentes consumidores é através da taxação de preços. Você já se perguntou por que os supermercados têm alguns itens que variam de preço, mas são os mesmos?
Por exemplo, um pacote de amendoins pode ser muito barato e sua embalagem aparentar também ser barata. Outro pacote de amendoins pode ter um preço normal e a maioria das pessoas ficariam felizes pagando por ela, e sua embalagem parece normal. Finalmente você pode ter um super luxo pacote de amendoins, que é um pouco mais cara e sua embalagem aparenta ser muito boa.
Muitas pessoas vão escolher o normal, o o amendoim de preço médio. Mas por quê? É por isso que o supermercado ilude você com os preços. O supermercado tem como alvo pessoas com todos os gostos: aqueles que gostam do barato, do normal ou do luxo. Mas são os mesmos amendoins!
A sacada é: dessa maneira, uma pessoa normal pagará mais pelo mesmo amendoim, sem saber disso.
(VERSÃO ORIGINAL: One of the ways many shops and businesses manage to covertly extract money from many innocent shoppers is through 'price targeting'. Have you ever wondered why supermarkets have some items which vary in price, but are the same? For instance, a packet of peanuts can be very cheap and the packet looks very cheap too. Another packet of peanuts can be a normal price that most people would be happy paying and the packet looks normal. Finally you can have a super-deluxe packet of peanuts that are quite expensive and the packet seems very nice. Most people will choose the normal, medium priced peanuts. But why? This is because the supermarket has targeted you with it's prices. The supermarket has targeted people with all tastes: cheap tastes, normal tastes and rich tastes. But they are the same peanuts! This way though, the normal person is paying more for the same peanuts without even knowing it).
Beijocas e glamour,
Larissa resolvendo-se com os amendoins da vida...